Operação pão de queijo – Interessante

O jovem economista Daniel Balaban tornou-se conhecido ao apresentar soluções práticas de problemas financeiros em programas como MTV Notícias, Me poupe, do GNT, e nas colunas que escreve sobre economia doméstica para a revista TPM. O sucesso vem da simplicidade: Daniel não fala economês. Além disso, usa como exemplos situações corriqueiras da vida das pessoas, como um acesso consumista que acaba com uma TV LCD novinha em casa, mesmo que o comprador já tenha dívidas acumuladas, ou a ilusão da expressão “sem juros”, que faz com que muita gente gaste mais do que tem. É justamente destes exemplos simples que veio a ideia para o primeiro livro do economista: A operação pão de queijo, lançado pela Rocco.

A Operação Pão de Queijo é uma das muitas estratégias que Balaban ensina às pessoas na hora de reestruturar sua vida financeira. Basicamente, consiste em anotar, em um pedaço de papel, todos os gastos que se tem durante o dia – desde o jornal na banca, a gorjeta ao flanelinha e, claro, aquele pão de queijo com café na padaria antes de ir para o trabalho. Ao final de um mês, a pessoa percebe que uma parcela significativa de sua renda se esvai em pequenos gastos, o que o economista chama de “gastos invisíveis”. E são justamente estes os mais fáceis de cortar na hora do aperto. Daniel ensina como estes cortes podem pagar dívidas acumuladas ou até render ainda mais dinheiro, se redirecionados a um planejamento eficaz de investimento.

O livro organiza, de maneira narrativa e didática, uma série de estratégias como a do pão de queijo, sempre ilustrada por exemplos reais, o que leva a uma identificação imediata com o leitor. São dicas valiosas para aqueles que vivem perdendo o sono pensando nas contas para pagar, que morrem de medo de perder o emprego e que sempre estão no limite do cheque especial. Balaban faz uma compilação de soluções criativas para aprender a resolver o problema – o que, segundo ele, é muito mais fácil do que parece, mesmo para quem dispõe de baixa renda.

Como? O primeiro princípio é aprender a poupar. “Poupar é o princípio-chave que viabiliza todas as decisões a respeito da sua vida financeira. Ao aprender a poupar um pouco a cada mês, você se verá livre dos conflitos em relação ao dinheiro e passará a enxergá-lo como um aliado, e não um inimigo, para atingir todos os seus objetivos.” Depois de “aprender a poupar”, no primeiro capítulo, o leitor segue as aulas em outros sete capítulos que reúnem as principais medidas a serem tomadas – e pensadas: Pagando Suas Dívidas, Poupando em Família, Saindo da Faculdade, Comprando a Casa Própria, Mudando de Emprego, Investindo o Dinheiro Poupado e Aposentando-se. Uma maneira inteligente de colocar o dinheiro para trabalhar para você, em vez de você trabalhar para ele.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: